Microchip simplifica o design de aplicações LCD de baixo consumo

Principais informações:

  • Família PIC16F19197 combina drive LCD de baixo consumo com periféricos independentes do núcleo e analógica inteligente
  • Primeiros MCUs 8-bit otimizados para baixo consumo e sistemas LCD táteis alimentados por bateria
  • Periféricos incluem ADC a 12-bit com computação para aquisição e processamento de sinais
  • Bomba de carga proporciona contraste consistente do LCD mesmo com baixa na tensão da bateria
  • Afinação ativa de relógio assegura a estabilidade do oscilador em função de variações na gama de tensões e temperaturas

A Microchip anuncia sua nova família de microcontroladores (MCUs) de baixo consumo, integrando Periféricos Independentes do Núcleo (CIPs) e analógica inteligente para alimentação de Displays de Cristais Líquidos (LCD).  Os nove membros da família PIC16F19197 incluem um drive LCD de baixo consumo com bomba de carga; ADC a 12-bit com computação (ADC2); um comparador de baixo consumo; e afinação ativa de relógio do oscilador integrado de alta frequência. Esses são os primeiros MCUs 8-bit otimizados para as populares aplicações com LCD tátil, de baixo consumo e alimentadas a bateria.

A família PIC16F19197

Consiste em dispositivos de 28- a 64-pinos com até 56 KB de Flash e 4 KB de RAM. A bomba de carga assegura um contraste consistente dos displays LCD, mesmo com baixa na tensão da bateria.

O ADC2 automatiza as tarefas de aquisição e processamento de sinais, tornando mais fácil implementar funções robustas com botões e deslizadores táteis. Adicionalmente, a função de Afinação Ativa de Relógio (Active Clock-Tuning) proporciona um oscilador extremamente estável ao longo de uma larga gama de variações de tensão e temperatura operacionais.  A família PIC16F19197 é capaz de desempenhar tudo isto em hardware em vez de depender de software.

A família integra igualmente um Relógio e Calendário em Tempo Real (RTCC) com bateria de reserva e pinos de E/S de corrente elevada para alimentar diretamente a retroiluminação do LCD.  Além disso, os modos de baixo consumo IDLE/DOZE e a capacidade de Desativação de Módulo Periférico (PMD) permitem prolongar a duração da bateria.  Todas essas funções são disponibilizadas em conjunto com a capacidade de alimentar até 360 segmentos LCD, tornando a família PIC16F19197 uma escolha ideal para aplicações LCD alimentadas a bateria.

A família é suportada pelo Configurador de Código MPLAB® (MCC), um plug-in grátis para os Ambientes Integrados de Desenvolvimento MPLAB X e MPLAB Xpress, proporcionando uma interface gráfica de utilizador para a configuração de periféricos e funções específicas a cada aplicação. A Placa de Desenvolvimento Microchip LCD XLP Explorer (DM240314) já está disponível e suporta a avaliação de toda a família de MCUs PIC16F19197.

Os primeiros três membros da família estão já disponíveis para amostragem e produção em quantidade e são disponibilizados com várias opções de encapsulamento.

 

Para mais informações, visitar o website da Microchip em: www.microchip.com/pic16f19197family