Microchip apresenta o primeiro MCU da indústria com GPU 2D integrado e memória DDR2 para capacidades gráficas inovadoras

Principais Informações:

  • MCUs PIC32MZ DA simplificam sistemas gráficos para suporte de ecrãs de maior dimensão com espaço de cor de 24-bit, usando ferramentas e suporte MPLAB®
  • Combinam gráficos tipo MPU com o suporte das ferramentas de desenvolvimento PIC32 e MPLAB da Microchip
  • 32 MB de SDRAM integrada ou 128 MB de SDRAM endereçável externamente, Flash e SRAM
  • Proporcionam espaço para maior memória de gráficos e/ou armazenamento para stacks de protocolos de comunicação

A Microchip anuncia a nova família de microcontroladores (MCU) 32-bit PIC32MZ DA, a primeira gama de MCUs da indústria com uma Unidade de Processamento Gráfico (GPU) 2D e até 32 MB de memória DDR2 integrados. Esta combinação proporciona a capacidade de aumentar a resolução de cor e a dimensão de ecrã das aplicações até 12 polegadas, com base em recursos e ferramentas simples de usar baseados em MCU, incluindo o Ambiente Integrado de Desenvolvimento (IDE) MPLAB® e a Plataforma Integrada de Software MPLAB Harmony.

MCUs e unidades de microprocessamento (MPUs)

A família PIC32MZ DA vem preencher a lacuna existente em termos de capacidade gráfica entre MCUs e unidades de microprocessamento (MPUs) para quem pretende permanecer no ambiente familiar de desenvolvimento existente para um MCU. Esses dispositivos proporcionam as capacidades gráficas de um MPU com a integração transparente e o modelo de programação das ferramentas de desenvolvimento PIC32 e MPLAB da Microchip, que proporcionam um ambiente visual de design gráfico, criação de drivers para ecrãs definidos à medida, bibliotecas gráficas e um sistema de conversão que permite otimizar gráficos customizados para a dimensão de display pretendida.

As características dos novos dispositivos incluem:

  • Controlador gráfico de três layers com suporte de cor 24-bit para displays SXGA (Super eXtended Graphics Array)
  • Unidade de Processamento Gráfico (GPU) 2D de alto desempenho
  • 32 MB de SDRAM integrada ou opção de 128 MB de SDRAM endereçável externamente, proporcionando amplas opções de armazenamento
  • Amplas opções de memória Flash, SRAM e conectividade integradas no chip

A integração de memória DDR2, uma estreia na indústria para unidades MCU, permite um rendimento 2x superior e mais memória para gráficos e/ou armazenamento para stacks de protocolo de comunicação e algoritmos cada vez mais complexos. O resultado permite criar interfaces gráficas de maior qualidade e com maior impacto, com menos variantes de produto num mercado de controle de comunicações cada vez mais sobrecarregado.

A família PIC32MZ DA é suportada pela Plataforma Integrada de Software MPLAB Harmony, Ambiente Integrado de Desenvolvimento MPLAB X IDE, Compilador MPLAB XC32 para PIC32, Depurador Integrado MPLAB ICD 3 e Sistema de Emulação Integrado MPLAB REAL ICE™ da Microchip.

Estão ainda disponíveis as seguintes soluções de desenvolvimento:

  • Starter Kit PIC32MZ com Gráficos Embebidos e DRAM Empilhada (DA) (DM320010) por $130
  • Starter Kit (Crypto) PIC32MZ com Gráficos Embebidos e DRAM Empilhada (DA) (DM320010-C) por $130
  • Starter Kit PIC32MZ com Gráficos Embebidos e DRAM Externa (DA) (DM320008) por $140
  • Starter Kit (Crypto) PIC32MZ com Gráficos Embebidos e DRAM Externa (DA) (DM320008-C) por $140

Os dispositivos da família PIC32MZ DA estão disponíveis numa variedade de opções encapsulamento, incluindo um BGA de 169-esferas, um LQFP de 176-pinos e um BGA de 288-esferas para aplicações com memória DDR2 externa. Todos os dispositivos da família estão disponíveis para produção em quantidade.

 

Para mais informações, visite o website da Microchip em: www.microchip.com/PIC32MZDA_Main681