Nova EEPROM série com barramento único da Microchip permite identificação remota

Principais Informações:

  • AT21CS11 suporta gama de tensões alargada para aplicações com baterias de íon-lítio
  • Permite identificação e autenticação de itens remotos como cartridges ou cabos
  • Tensão operacional de 4,5V expande utilização em dispositivos médicos descartáveis e cigarros eletrônicos
  • EEPROM de um barramento ajuda OEMs a protegerem-se contra falsificação de produtos
  • Supervisão de memória programável pelo utilizador acrescenta monitorização de consumo e utilização de dados

A Microchip anuncia um dispositivo EEPROM de barramento único e dois pinos, com uma tensão operacional entre 2,7V a 4,5V.  O AT21CS11 é ideal para identificação e autenticação remota de itens, tal como cartridges ou cabos, em aplicações onde o espaço para componentes eletrônicos é limitado.

Cada AT21CS11 contém um número série único pré-programado e cinco seções de memória EEPROM.  Qualquer uma, ou todas as seções de memória podem ser permanentemente bloqueadas pelo fabricante do equipamento final, de forma a permitir a supervisão dos produtos e a identificação de acessórios, e assim prevenir falsificações.  A EEPROM é ideal para desenvolvendores que precisam garantir o seu produto ou prevenir falsificações, assegurando assim a longevidade operacional das suas soluções através de substituições autorizadas.

O AT21CS11 é o segundo dispositivo EEPROM de um só barramento lançado pela Microchip.  O novo dispositivo expande a tensão operacional até 4,5V, tornando-o adequado para dispositivos alimentados por baterias de íon-lítio, tal como soluções médicas descartáveis e cigarros eletrônicos.

O novo dispositivo conecta-se a um sistema através de um único barramento de Entrada/Saída Única (Single Input/Output – SI/O) que serve tanto para comunicação quanto para alimentação do componente; precisando apenas de um só barramento e contato, torna possível que os fabricantes de equipamentos terminais de fibra FTTH (Fibre to the Home) acrescentem parâmetros críticos de funcionamento aos diferentes tipos de cabos.  O barramento SI/O permite implementar igualmente um encapsulamento de encaixe mecânico simples com dois pinos ou um conector de aperto, onde soluções maiores de três, cinco ou oito condutores se tornam impraticáveis.

Ao localizar a EEPROM numa seção destacável de cabo ou cartridge, os fabricantes podem criar acessórios que podem ser facilmente identificados ou autenticados.  O dispositivo tem 1 Kbit de memória EEPROM (quatro setores de 256 bits cada), um número série de 64-bit e 128 bits para memória extra de supervisão programável pelo utilizador. A memória extra permite desenhar projetos que acrescentam uma identificação única e parâmetros operacionais, tal como informação de consumo e utilização, em localizações que podem ser remotas à seção electrônica principal.

O AT21CS11 está disponível tanto para amostragem como para produção em quantidade, sendo disponibilizado numa variedade de opções de encapsulamento.  Também está disponível o kit de avaliação AT21CS01/AT21CS11 Single-Wire Evaluation Kit (DM160232) a um preço de $100.00.

 

Para mais informações, visite o website da Microchip em: www.microchip.com/at21cs11