Nova família PIC18 oferece uma gama versátil de periféricos independentes do núcleo para simplificar projetos complexos

Principais Factos:

  • Família PIC18F “K42” com a maior integração de periféricos independentes do núcleo
  • Interruptores DMA e vetorizados proporcionam desempenho melhorado do sistema com menos código
  • Oferecem a maior memória total de qualquer MCU PIC® a 8-bit, com até 128KB de Flash e 8KB de RAM
  • Integram analógica inteligente de alta resolução para condicionamento de sinais

A Microchip anuncia a família PIC18F “K42” que combina uma extensa gama de Periféricos Independentes do Núcleo (CIPs), analógica de alta resolução e interruptores integrados Direct Memory Access (DMA) e vetorizados para rápido processamento.

O controlador DMA permite a transferência de dados entre o espaço de memória e os periféricos sem intervenção de CPU, melhorando o desempenho de sistema e reduzindo o consumo.  Quando são necessários interruptores, os interruptores vetorizados proporcionam tempos de resposta mais rápidos com latência fixa para reduzir sobrecarga de software. O desenvolvimento de código é igualmente simplificado com o Configurador de Código MPLAB®, simples de usar, tornando a família PIC18F “K42” adequada para uma extensa gama de aplicações e mercados, incluindo sistemas sensíveis ao toque, aplicações automotivas, industriais, Internet of Things (IoT), médicas e eletrodomésticos.

A família PIC18F “K42”

Integra a maior memória total de qualquer MCU PIC® a 8-bit, com até 128KB de Flash e 8KB de RAM.  Os periféricos CIP simplificam a implementação de funções comuns de sistema, tal como interfaces de sensores, geradores de sinais, conversão de corrente, controle de motores, gestão de segurança e comunicações de sistema.  Os PIC18F “K42” integram um ADC a 12-bit com computação, o qual automatiza a análise de sinais analógicos para resposta de sistema em tempo real.  Os MCUs incluem igualmente Células de Lógica Configurável; modos de baixo consumo (IDLE, DOZE e Desativação de Módulo de Periféricos) para reduzir o consumo e corrente; comunicações série melhoradas incluindo UART com suporte para sistemas assíncronos; e protocolos DMX, DALI e LIN, para além de interfaces autonômos de alta velocidade I2C e SPI.

…./…

 

A nova família será suportada por todo o ecossistema de desenvolvimento da Microchip, incluindo a plataforma Curiosity e o Configurador de Código MPLAB (MCC), um plug-in de software grátis que proporciona uma interface gráfica de utilizador para configurar periféricos e funções específicas a cada aplicação. O configurador MCC faz parte do premiado Ambiente Integrado de Desenvolvimento (IDE) MPLAB X que pode possui download disponível no site da Microchip.

As Placas de Desenvolvimento Curiosity são plataformas de desenvolvimento MCU econômicas e totalmente integradas, direccionadas especialmente a desenvolvedores com menos experiência, fabricantes e todos aqueles que procuram uma placa rápida de criação de protótipos, rica em funcionalidades. Desenhada de raiz para tirar partido dos ambientes de desenvolvimento MPLAB X e MPLAB Xpress da Microchip, a plataforma Curiosity inclui já um programador/depurador integrado e não requer qualquer hardware adicional para se começar a trabalhar num projecto.  A placa Curiosity HPC (High Pin Count) DM164136, suporta toda a família PIC18F “K42”.

Os 10 produtos na nova família PIC18F “K42” estão desde já disponíveis para amostragem e produção em quantidade, numa variedade de opções de encapsulamento.

Para mais informações, visite o website da Microchip em: www.microchip.com/K42